A Divulgação da Matemática e Suas Aplicações na Sociedade
A DIVULGAÇÃO DA MATEMÁTICA E SUAS APLICAÇÕES NA SOCIEDADE COMO PROJETO PARTICIPANTE EM MOSTRA CULTURAL
Trabalho Submetido à Comissão Científica do VIII CIBEM - Congreso Iberoamericano de Educación Matemática – Madrid – 2017 – Espanha
Nelson Lage da Costa – Paulo Alberto de Vasconcellos Brigagão
nelsonlage@ig.com.br – paulobrigagao63@gmail.com
Universidade Estácio de Sá – Universidade Castelo Branco – Brasil
Palavras-Chaves: Aplicações da Matemática; Sociedade e Matemática; Educação Matemática no Ensino Médio.
Resumo
A divulgação da Didática da Matemática é fundamental para a sua popularização. No entanto, registra-se muita carência em oportunidades para a divulgação dos conteúdos apreendidos pelos alunos. E mais, a Educação Escolar Básica no Brasil, vem sofrendo com a escassez de recursos humanos, meios e infraestrutura para divulgação dos conhecimentos e aplicações da Matemática. Diante disso, a partir do ano de 2009 deu-se início a este projeto com a inclusão de temas a serem pesquisados para a Mostra Cultural: As Aplicações da Matemática no dia-a-dia da Sociedade Brasileira e a História da Matemática no Brasil. O enfoque da Mostra Cultural realizada anualmente no Colégio Novo Horizonte é pedagógico (um processo de ensino-aprendizagem) e abrange as áreas de Artes Cultura, Ciências e Matemática nas suas mais variadas formas de expressão e modalidades, favorecendo a troca de experiências entre alunos e professores, promovendo o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos alunos, além de provocar o diálogo entre as representações discentes e docentes. O objetivo desta pesquisa é apresentar os detalhes do projeto, em todas as fases de sua realização e seus reflexos no desenvolvimento dos alunos após as edições de 2009 à 2016.
1. Contextualização da instituição
O “Colégio Novo Horizonte” é uma instituição de ensino particular do município de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Quando iniciado este projeto, em setembro de 2009, a instituição contava com 170 alunos, a partir da 1ª série do Ensino Médio a 3ª série do Ensino Médio, divididos em 04 turmas, sendo duas da 1ª série (cada uma com 35 alunos), uma da 2ª série (com 60 alunos) e uma da 3ª série (com 40 alunos). Em 2016, a instituição de ensino passou a contar com 210 alunos, distribuídos em duas turmas de 1ª série (cada uma com 40 alunos), uma turma de 2ª série (com 60 alunos) e duas turmas da 3ª série (com 45 alunos cada uma).
O Colégio Novo Horizonte possui uma equipe composta por Direção (Diretor Administrativo e Diretor Pedagógico), Secretaria (3 Funcionários e 1 Secretária Escolar), Equipe Técnica Pedagógica (1 Psicóloga, 1 Orientadora Educacional, 3 Coordenadores (1 coordenador geral, 1 coordenador para o Ensino Médio e 1 coordenador para a disciplina de Matemática), 2 Inspetores disciplinares, 1 Bibliotecária, 5 auxiliares de serviços gerais e 35 Professores atuando no Ensino Médio).
A escola dispõe ainda estrutura para atender a todos os segmentos do Ensino Fundamental. No entanto, como este trabalho está direcionado somente às turmas da 1ª série do Ensino Médio, se irá omitir aqui as informações não pertinentes.
Fazem parte das instalações da instituição duas quadras de esportes, sendo uma poliesportiva e outra de grama sintética, uma sala de informatizada para uso dos alunos e professores, um auditório, uma sala multe mídia, um laboratório para aulas práticas de Ciências, uma biblioteca com um acervo de dez mil exemplares.
A escola ministra aulas de música e visando as apresentações musicais criaram uma banda de música, já tradicional no bairro, pois possui mais de 50 anos: “Os Dragões Iguaçuanos. ”
2. A divulgação da matemática e suas aplicações na sociedade
Em 2008, foi instituída a realização da Olimpíada Interna de Projetos de Educação Matemática do Colégio Novo Horizonte, coube a equipe da Direção, por conseguinte, a preparação dos alunos e professores para a participação no evento.
O objetivo deste trabalho foi motivar nos alunos a curiosidade sobre temas que envolvessem aplicações no dia-a-dia da sociedade e, ao mesmo tempo, dar os subsídios necessários ao entendimento dos fundamentos da Matemática, além da apresentação dos melhores trabalhos na Mostra Cultural realizada anualmente na instituição. Este evento é aberto a comunidade escolar (inclusive familiares dos alunos).
Aos alunos que participaram deste projeto, em todas as edições, foi exposta a importância da adequação dos temas com a sociedade. Todos, sem exceção devem apresentar alguma aplicação com as tarefas diárias atinentes ao ser humano seja em qual segmento for.
Na primeira semana do início do ano letivo, no decorrer do primeiro semestre de cada ano, os alunos são reunidos durante três dias e separados em grupos de pesquisa com um máximo de 10 alunos, respeitando-se suas respectivas séries. No primeiro dia do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e no segundo dia o Ensino Médio. Durante este período são reproduzidas algumas apresentações em slides que versam sobre temas já abordados. Este procedimento visa não só evitar a repetição de temas já abordados bem como dar aos alunos recém-chegados uma visão geral do projeto em que serão envolvidos.
Com o projeto “Olimpíada Interna de Projetos de Educação Matemática do Colégio Novo Horizonte”, a equipe multidisciplinar do colégio busca selecionar dente os alunos que assistem as palestras àqueles que, mais se interessaram e que podem contribuir para o desenvolvimento do projeto em pauta, alertando para a busca da qualidade que a tarefa exige.
Em todos os encontros que são feitos com os alunos é transmitida a importância do conhecimento da Matemática, suas aplicações mais notáveis na sociedade, além da evolução Histórica da Matemática.
3. Metodologia aplicada
Após uma semana de discussões e trocas de informações com os alunos, foram escolhidos os grupos, formados por 6 alunos, para a execução do projeto. A partir desse momento passa-se a trabalhar com os alunos dos grupos formados, os seguintes tópicos: Discussão dos conceitos matemáticos aplicáveis à sociedade, necessários à pesquisa; Apresentação de exemplos de fontes seguras de pesquisa em livros, artigos e através de bancos de dados virtuais; Determinação das etapas necessárias para a elaboração de um trabalho de qualidade. Nesta fase, professores de outras disciplinas passaram a colaborar com as orientações aos alunos; oportunidade para a consulta de imagens através da sala de informática da instituição; fornecimento de explicações aos alunos quanto ao uso adequado e responsável das informações existentes na web. Foi feita uma reflexão com os alunos sobre a importância da leitura para a elaboração do trabalho de pesquisa com vistas à apresentação na Mostra Cultural. Finalmente, determinou-se o Cronograma para a execução das tarefas até a conclusão da pesquisa e montagem dos stands.
O trabalho, em todas as suas edições, foi dividido em três etapas de pesquisa: A evolução histórica da Matemática. Suas aplicações e benefícios. O desenvolvimento da ciência através da utilização dos conhecimentos da Matemática.
Para explanação da pesquisa, achamos por bem, não reproduzir, aqui neste relato, os textos que foram desenvolvidos pelos alunos uma vez que são resumos extensos de uma vasta literatura escrita e informatizada que teve como finalidade o aporte e o aprimoramento das informações para a apresentação dos grupos.
Da mesma forma que na pesquisa teórica, o projeto teve um rateio de tarefas que também foram definidas aos pares de alunos: a confecção dos slides para a apresentação, a montagem das maquetes e a confecção dos cartazes e que, tendo em vista a grande quantidade, não será possível reproduzi-los em sua totalidade neste relato de pesquisa.
4. Detalhes sobre a execução do trabalho
O tempo necessário à execução deste trabalho foi estabelecido por decisão conjunta com a Direção Pedagógica e com a Coordenação Geral e a Coordenação do Ensino Médio além de contar com a colaboração dos professores de Informática. Ao final da segunda semana do mês de setembro, foram apresentados e discutidos os textos da pesquisa e os vários tipos de fontes disponíveis na web que foram consultadas. Nesta semana foram montadas as maquetes e confeccionados os cartazes.
Na mesma época, foi marcado o último encontro para a realização do projeto no qual os alunos fizeram a entrega dos trabalhos escritos e foi possível discutir os pontos positivos e negativos da pesquisa que realizaram. É importante salientar que, participaram deste encontro, somente os projetos selecionados para a Mostra Cultural. A discussão acerca dos pontos positivos que a aplicação deste trabalho proporcionou aos alunos, teve a participação da Direção Pedagógica, Coordenadores e Professores.
5. Trabalhos Apresentados
Em 8 anos de realização da Olimpíada Interna de Projetos de Educação Matemática do Colégio Novo Horizonte, foram apresentados 42 trabalhos de Matemática com aplicações no dia-a-dia da sociedade. Dentre os temas abordados foram apresentados trabalhos envolvendo os seguintes fundamentos da Matemática: números relativos; regra de três; funções; geometria plana e espacial; tratamento da informação e probabilidade.
Em todas as propostas foram considerados aspectos como o processo de construção da linguagem matemática, o rigor matemático, o estudo das teorias da aprendizagem da Matemática, a Matemática apreendida fora do espaço escolar, a importância da autonomia na aprendizagem da Matemática.
Aspectos como a História da Matemática, uso de calculadoras, softwares e jogos foram profundamente explorados pelos alunos que não se furtaram em apresentar propostas de aplicações em algumas das situações mais corriqueiras da atualidade social.
De outa forma, deve-se considerar a complexidade do problema da absorção do conhecimento por parte dos discentes. Citando o matemático Ubiratan D’Ambrósio, o processo de aquisição do conhecimento é, portanto, essa relação dialética saber/fazer, impulsionado pela consciência, e que se realiza em várias dimensões. Ou seja, a consciência é que impulsiona a ação do indivíduo objetivando a sua sobrevivência e transcendência.
O ciclo saber/fazer significa que o homem faz porque sabe e tem consciência do estar fazendo. O projeto teve em todas as edições um altíssimo grau de interesse tanto por parte dos docentes como dos discentes (desenvolvedores dos trabalhos). Os demais alunos do primeiro segmento se entusiasmaram com as apresentações o que nos incentiva a manter o projeto para os anos vindouros.
O conhecimento é o gerador do saber, que é decisivo para a ação, e, portanto, no comportamento, no fazer é que se avalia e se reconstrói o conhecimento. Enfim, conhecimento é a essência da ação comportamental do indivíduo diante da realidade em que vive. Conhecimento matemático é a capacidade ou possibilidade que o indivíduo tem para fazer associações com as mais variadas ocorrências do cotidiano.
6. O dia da Mostra Cultural
Enfim foi chegado o momento da apresentação dos projetos. Foi hora da troca das informações entre alunos, do questionamento dos professores, dos momentos de nervosismo. Mas também foi hora das oportunidades para assistirem as excelentes apresentações, do aprendizado, da informação.
7. Os reflexos no desenvolvimento dos alunos
No município em que está situada a Instituição, há 76 escolas que pertencem a rede particular, municipal, estadual e federal. Desde 2009, ano da implantação do projeto, passou a ser acompanhado o rendimento individual em Matemática, de cada aluno do Ensino Médio. Em comparação com anos anteriores, até o ano de 2015 houve um aumento da ordem de 30% (trinta por cento). Ou seja, médias que não passavam os 6 (seis) pontos, chegaram ao expressivos 7,50 (sete e meio). Quase o dobro da média divulgada pelos órgãos oficiais de avaliação do INEP (Instituto Anísio Teixeira) para o Estado do Rio de Janeiro.
Em comparação com as 76 escolas citadas no início desta exposição, o Colégio Novo Horizonte ocupou a 15ª. (décima quinta) posição no ranking das escolas avaliadas através do ENEM em Nova Iguaçu, passando a ter uma média de 505 pontos em matemática. Se comparado com os 360 pontos de 2010, um aumento superior a 40% no rendimento do Exame Nacional do Ensino Médio.
8. Conclusão
Há a certeza de não ser este, um projeto pioneiro nesta área. Mas com esta simples inserção de mais este recurso pedagógico, transformado em projeto de pesquisa que visa o desenvolvimento cognitivo dos alunos através dos recursos apontados pelas pesquisas em Educação Matemática e que muitas vezes são deixados de lado pelos pesquisadores, é que se pode afirmar a positividade da sua realização.
Acerca da utilização de trabalhos de natureza eminentemente voltados para aplicação da matemática na sociedade em Mostra Cultural, em uma instituição de ensino, trouxe aos alunos efeitos significativos por serem temas diferenciados dos demais comumente apresentados. Não somente em relação à qualidade do material apresentado, mas também à fixação do conteúdo estudado nas aulas teóricas e práticas. É importante acrescentar ainda que foi possível proporcionar a todos uma visão da sua real aplicação na sociedade. O que se apresentou foi somente uma prática de balizamento na forma de pesquisar, que se propõe a ajudar o aluno na realização das suas tarefas de pesquisa.
Não será uma prática a ser adotada “obrigatoriamente” por imposição de direção ou de coordenação, mas que espera-se que possa ser “copiada” – seria interessante ainda que fosse alvo de plágio – pelos demais professores não só que elaborou o evento, mas também de outras instituições de ensino.
Este trabalho marcou uma realidade, o início de uma atividade que revelou ao Corpo Docente que através da elaboração de pesquisa em Educação Matemática, muitas respostas às dúvidas dos alunos foram sanadas e descobriram suas aplicações na sociedade. Entende-se que este projeto contribuirá, e muito, para a melhoria da qualidade dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos do Colégio Novo Horizonte, tanto em termos de conteúdo, quanto de apresentação, e espera-se que a instituição dê continuidade a este evento.
É da responsabilidade do professor o adensamento do repertório de conhecimentos dos seus alunos, sem o que nem haveria a necessidade de escolas. Aspira-se ainda que este trabalho pedagógico seja de fundamental importância para que haja, nos alunos, uma mudança de postura em relação à pesquisa. Esta pesquisa relatou o adensamento de vários profissionais da educação. É importante acrescentar ainda a importância de aliar aulas teóricas com aulas práticas.
Finalmente fica a mensagem de Demerval Saviani. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica, p. 154): “(...) estudar criticamente determinado fenômeno significa buscar os seus condicionamentos, os seus fatores determinantes. Com efeito, a consciência crítica é precisamente aquela que se sabe condicionada e, mais do que isso, sabe o que e porque a condiciona. “
9. Bibliografia:
Bagno, M. (1998). Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola.
Carvalho, D. L. (2011). Metodologia do Ensino da Matemática. São Paulo: Cortez Editora
Sá, P. F; Jucá, R. S. (2014). Matemática por Atividades – Experiências didáticas bem-sucedidas. Petrópolis: Editora Vozes.
Sadovsky, P. (2007). O Ensino de Matemática Hoje – Enfoques, sentidos e desafios. São Paulo: Editora Ática
Santos Filho, J. C. (2000). Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez.
Silva, E. T. 1(1999). Magistério e Mediocridade. São Paulo: Cortez.
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